Definição: São formas físicas da crosta terrestre ou seja, consiste nas formas da superfície do planeta, podendo ser influenciado por agentes internos e externos.
Localização Geográfica de Moçambique: encontra-se nos paralelos de 10º e 27’ de Latitude Sul, em Quionga na Província de Cabo Delgado e o paralelo de 26º e 52’ de Latitude Sul, em Catuane na Província de Maputo; e entre o meridiano de 30º e 12’ de Longitude Este, em Zumbo na Província de Tete e o meridiano de 41º e 51’ Longitude Este, em Matibane na Província de Nampula.
A actual estrutura físico-geográfica de Moçambique resulta de um longo processo de desenvolvimento histórico da Terra, que teve inicio no Precâmbrico e se prolonga ate hoje. Este processo foi caracterizado por uma serie de fases sucessivas e alternadas de orogenias, erosão e de alterações climáticas e pedobiogénicas.
O relevo de Moçambique é formado por três formas principais do relevo: planícies, planaltos e
montanhas, dispondo-se em forma de escadaria, sucessivamente do litoral ao interior desde a
forma mais baixa até a mais alta, isto é planícies, planaltos e montanhas; mas também encontramos as depressões.
Planícies são formas de Relevo de altitudes de 0-200 metros. Quanto a localização estende-se sobretudo ao longo de todo o litoral do país, desde a foz do rio Rovuma, no extremo Norte, até a Ponta de Ouro, no extremo Sul do
país;
Planaltos apresentam altitudes de 200-1000 metros. Morfologicamente, distinguem em Moçambique: os Planaltos Médios com altitudes compreendida entre 200 e 500 m e os Altiplanaltos entre 500 e 1000 m de altitude;
As montanhas essas São formas de relevo superiores a 1000 metros. no entanto, as principais formações montanhosas do país, localizam-se nas regiões Centro e Norte do país.
Cadeia montanhosa de Maniamba-Amaramba – localizada na Província do Niassa ao
redor do Lago Niassa. As suas maiores altitudes encontram-se na Serra Jéci com 1836m;
Formações de Chire-Namuli – localizadas na Província de Zambézia. O seu ponto mais elevado é omonte Namuli com 2419m e a Serra Inago com 1807m de altitude;
cadeia de Manica, também conhecida por Maciço de Chimanimani – estende-se ao longo da fronteira entre a Província de Manica e o Zimbabwe. É nesta cadeia montanhosa onde se encontra o monte mais elevado de Moçambique, o monte Binga com 2436m de altitude. Também localizam-se nesta
cadeia, o monte Gorónguè com 1887m e Serra Choa com 1844m de altitude; Cadeia dos libombosestende-se ao longo da fronteira entre as Províncias de Maputo e Gaza com a R.S.A. e Suazilândia. As suas altitudes não chegam a atingir os 1000m.
As Depressões
São formas de relevo inferiores a 0 metros. encontramos ao longo dos vales dos principais rios, lagos e pântanos. uma das grandes depressões do pais e da África e o vale do Rio Zambeze. mas também encontramos no pais as principais depressões que São a depressão de Chire-Urema e Espungabeira.
caso tenha alguma duvida envie-me uma mensagem pelo email;
manecasonhador97@gmail.com
inscreva-se no meu canal; YOUTUBER: DreaF Sonhador
Siga-me nas Redes Sociais:
Facebook: Francisco Manecas DreaF
Twitter: DreaF8