Home »
» Factores de Desenvolvimento dos Transportes
Factores de Desenvolvimento dos Transportes
O homem, desde a pré-história, sempre teve a necessidade de se deslocar, seja para colectar alimentos, para se defender ou mesmo para descobrir novas terras.
Nesses deslocamentos, carregava seus utensílios nas costas ou os arrastava pelos caminhos.
Para reduzir o atrito, iniciou usando uma espécie de barco na forma de prancha, que era arrastado pelo solo; surge, assim, o primeiro meio de transporte terrestre, um antepassado do trenó. Segundo Marconi e Presotto (1986), esses vestígios são do Mesolítico da Finlândia e das planícies do Oriente, próximo a 4.000 a.C
A força animal utilizada pelo homem para auxiliar na sua locomoção deu um grande impulso aos meios de transporte terrestre. Eram utilizados animais domesticados como: cães, cavalos, renas, camelos, bois, búfalos, elefantes, entre outros. Porém, as “estradas” eram caminhos acidentados e alguns elementos dos meios de transporte como as rodas eram pouco eficientes.
Evolução dos transportes
1. Arrastava pelas mãos
2.Pela força animal (com a invenção da Roda Mesopotâmia no ano 3000 A.C)
E, assim, com a intensificação do uso desses meios de transporte cada vez mais velozes, surgiram as primeiras estradas, inicialmente simples caminhos pedregosos e posteriormente caminhos calçados com pedras.
Segundo Faria (2003), surge no Século XV o primeiro mapa rodoviário (ou) de “caminhos”, sendo as estradas utilizadas para o escoamento de produtos e de pessoas, apesar dos meios de transporte serem mulas para transportar cargas e escravos para transportar pessoas.
Até o final do século XIX, as estradas que mais se desenvolveram foram as ferrovias, já que, naquela época, ainda não existiam automóveis e caminhões.
Com o progresso, a descoberta de novas terras e a globalização, tornou-se necessário que os meios de transporte fossem cada vez mais sofisticados e pudessem percorrer ou superar as longas distâncias do espaço geográfico.
Graças à revolução industrial, surgem os primeiros engenhos com motores a vapor, isto com a invenção de Rudolf Diesel, os motores de explosão, deu-se um enorme incremento no transporte rodoviário. O tráfego de automóveis aumentou consideravelmente nos Estados Unidos da América a partir de 1908, com o lançamento do Ford modelo T. A motorização do trânsito americano passa a ser vertiginosa.
Sem comentários:
Enviar um comentário