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Os diferentes modos de transporte

A classificação dos transportes é um aspecto bastante controverso entre os autores que versam sobre essa temática, isto porque existem varias classificações. De um modo geral os transportes podem ser classificados nas seguintes categorias: Terrestres; Aquáticos; Aéreos. De acordo com Freitas (2004) Transporte Rodoviário é aquele que se realiza em estradas de rodagem, com utilização de veículos como caminhões e carretas. O transporte rodoviário pode ser em território nacional ou internacional, inclusive utilizando estradas de vários países na mesma viagem. Vantagens ● Agilidade e rapidez na entrega da mercadoria em curtos espaços a percorrer; ● A unidade de carga chega até a mercadoria, enquanto nos outros modais a mercadoria deve ir ao encontro da unidade de carga; ● Vendas que possibilita a entrega na porta do comprador; ● Exigência de embalagens a um custo bem menor; ● A mercadoria pode ser entregue directamente ao cliente sem que este tenha que ir buscá-la; ● Uma movimentação menor da mercadoria, reduzindo assim, os riscos de avarias. Desvantagens ● Seu custo de fretamento é mais expressivo que os demais concorrentes com próximas características; ● Sua capacidade de tração de carga é bastante reduzida; ● Os veículos utilizados para tração possuem um elevado grau de poluição ao meio ambiente; ● A malha rodoviária deve estar constantemente em manutenção ou em construção, gerando custos ao erário ou a contribuinte, visto que, existem estradas privatizadas que cobram pedágio. Tipos de Veículos e suas Capacidades de Transporte A variabilidade de mercadorias e sua necessidade de transporte, fez com que as unidades de transporte rodoviário também variassem. Neste passo, mostram-se inúmeros os tipos de veículos utilizados no deslocamento de mercadorias nomeadamente: Caminhões São veículos fixos, monoblocos, são constituídos em uma única parte que traz a cabine junto com o motor e a unidade de carga (carroceria). Pode variar o tamanho e a capacidade de tração, chegando a transportar até 23 toneladas. Chassis São as carretas de plataforma, antes citadas, apropriadas ao carregamento de containers de 20 ou 40 pés. Este tipo de veículo pode possuir acoplado um guincho hidráulico que possibilita movimentar os containers por meios próprios. Bi-trens Também são veículos articulados só que especiais, sendo composto de dois semi-reboques. Podem carregar até 40 toneladas de mercadorias. Treminhões São veículos articulados e especiais, sendo composto de um semi-reboque e um reboque. Podem carregar até 50 toneladas de mercadorias. Semelhantes às carretas, formados por cavalos mecânicos, semi-reboques e reboques, portanto compostos de três partes. Transporte Ferroviário Este é um tipo de transporte que caracteriza-se pela existência de veículos que movimentam-se sobre carris que são constituídos por carruagens interligadas entre si. A infra-estrutura apresenta terminais (estações), onde é permitida a carga e descarga serviços de transporte são arrendados ao operador que poderá ser privado ou público. A ferrovia passa a ser o principal meio de transporte no século XIX, isso fica evidenciado a partir da evolução das máquinas a vapor, locomotivas, chegando ao trem bala, alcançando um grande desenvolvimento e expansão a nível mundial. No ano de 1705 Thomas Newcomen inventa a máquina a vapor, melhorada por James Watt em 1765, porem, a primeira locomotiva foi apresentada em público em 1814, graças a George Stephenson. Vantagens do Transporte Ferroviário • É mais económico que o rodoviário; • Tem grande capacidade no transporte de cargas e passageiros; • Possui diversas opções energéticas (vapor, diesel, electricidade); • Os trens modernos podem atingir grandes velocidades, cobrindo grandes distâncias em um curto espaço de tempo; • Estimula o desenvolvimento das indústrias de base. Transportes Tubulares (Gasodutos e Oleodutos) De acordo com Manso (2010) Os transportes por gasodutos e oleodutos (ou pipelines) utilizam um sistema de ductos (tubos cilíndricos previamente preparados para transporte de determinados produtos) Assim, estes apresentam-se sob condutas podendo ser: ● Gasodutos- condutas tubulares de gás natural; ● Oleodutos-condutas tubulares de petróleo; ● Aquedutos-condutas tubulares de águas. O transporte de carga ocorre no interior de uma linha de tubos, e o movimento dos produtos dá-se por meio de pressão ou arrasto destes por meio de um elemento transportado. • É um modo de transporte rápido; • O fluxo de produtos é monitorizado e controlado por computador; • É seguro e económico; • Menor poder de poluição e contaminação do meio ambiente; • Não depende das condições climáticas; • Maior duração do material; • Redução nos custos de transportes. Desvantagens • É bastante caro, em especial para a instalação das infra-estruturas; • Destruição de ecossistemas; • A segurança e a manutenção destes sistemas exigem constantes cuidados para evitar situações que ponham em risco as pessoas, o ambiente, bem como as próprias tubulações; • Até certo ponto é limitado, uma vez que apos, o esgotamento dos produtos ou recursos a transportar, são abandonadas as condutas tubulares, não havendo possibilidade de reutilização. Transportes Aquáticos Na pré-história, o homem utilizou troncos de árvores, cabaças e peles cozidas e infladas para flutuar ou sustentar-se sobre as águas: o material varia entre troncos de árvores, bambu, junco, hastes de papiros, folhas de palmeira, cascas de árvores, cortiça e couro. Surgiram, então, embarcações ligadas ao tipo de actividade económica, ao material disponível e à predilecção da cultura. (MARCONI e PRESOTTO apud FARIA, 2003). O transporte marítimo Aquele que é realizado por navios a motor, de grande porte, nos mares e oceanos. A necessidade de se descobrir novas terras lançou o homem ao mar e esse teve que expandir seus conhecimentos no que se refere ao transporte de grandes volumes e cargas cada vez mais pesadas. Entre os factores que proporcionaram uma grande expansão do transporte marítimo no século XX, destacam-se: • A substituição do carvão pelo petróleo como combustível; • A adaptação dos navios aos diferentes tipos de carga (produtos industrializados, granéis, gases, petróleo, produtos químicos e (ou) corrosivos, veículos, minérios, etc.); • O aumento da tonelagem nos navios; • A criação da turbina como meio de propulsão; a adopção dos containeres e a integração do transporte rodoviário e ferroviário com o marítimo (multimodal). Vantagens • Altíssima eficiência energética; • Elevada economia de escala para grandes lotes a longa distância; • Possibilita economicamente o tráfego internacional de commodities; • Possibilita reduzir o custo do frete internacional, em pontes aeromarítimas e aeroterrestres Desvantagens • Investimento inicial e custo operacional elevados; • Necessidade de grandes frotas modernas; • Pressupõe a existência de portos — obras de engenharia e infra-estrutura caríssimas; • Transporte lento, devido ao tráfego em meio mais denso que o ar; • Os inúmeros manuseios propiciam avarias. Fluvial e Lacustre • Aquele transportado em embarcações pelos rios, lagos ou lagoas. Vantagens • Menos consumo de combustivel; • Muito menos poluente apresentando baixo índice de agressão ao meio ambiente. • o transporte lacustre é vantajoso na medida em que é considerado um transporte barato, segundo os valores de manutenção de suas vias bem como o baixo nível de consumo de combustível. Desvantagens • Pouco flexível; • depende das vias preparadas para navegação (depois de analisadas aspectos como a localização, a profundidade e tamanho); • Depende das condições naturais climáticas. Transportes Aéreos Voar está presente no desejo da humanidade desde o dia em que o homem pré-histórico passou a observar o vôo das aves. Até que, em 1906, Santos Dumont realizou esse feito, sendo o 1º homem a voar num avião, seguido por Charles Lindbergh, em 1909, e, em 1922, por Gago Coutinho e Sacadura Cabral em um vôo de Lisboa ao Rio de Janeiro. Mas foi somente em 1783, por iniciativa dos irmãos Montgolfier que se alcançou o sucesso de vôo em balões de ar quente com tripulantes humanos. A partir dos resultados alcançados em 1783, começou a se utilizar o gás hidrogénio (SERMENTO,2015). O Balonismo foi bastante empregado na área militar, com Napoleão Bonaparte em suas campanhas e, com Caxias, durante a Guerra da Tríplice Aliança, culminando com o transporte de passageiros nos dirigíveis do Conde Zeppelin. O aperfeiçoamento dos motores à combustão mais leves e mais potentes no início do século XX trouxe novos alentos para o desenvolvimento aeronáutico. A história dos Estados Unidos registra em 1903, para os irmãos Wright, o primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar, ainda que desprovido de testemunhas. Surge uma indústria de apoio ao transporte aeroviário, campos de pouso, projectistas e mecânicos de motores a combustão, deflagrando acirrada competição na criação de novas máquinas voadoras, conquistando o espaço aéreo. Destaca-se o primeiro serviço aéreo de transporte de passageiros em aviões, que aconteceu a partir de 1914, nos EUA, e o serviço diário entre Londres e Paris, em 1919. A Intermodalidade e Intramodalidade dos Tipos de Transportes • Multimodal: é a integração de mais de um modal para realizar o transporte de produtos, desde sua origem até o seu destino; • Intermodal: é aquele que envolve várias modalidades de transporte também de sua origem até o seu destino, semelhante ao multimodal, porém exige a emissão de documentos de transportes independentes um de cada transportador, cada um assumindo a responsabilidade pelo seu transporte; • intramodal: é aquele feito entre diferentes veículos pertencentes a um mesmo modal. Publicado por Francisco José Manecas Estudante de Geografia na Universidade Licungo-Moçambique
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